Módulo Financeiro

Centro de Custo: o que é e como cadastrar?

Centros de custo é uma ferramenta dentro de uma organização e geralmente são projetos ou departamentos de uma empresa. É uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para uma melhor análise de partes do negócio.

De outro modo, é como se a empresa fosse dividida em departamentos (ex.: Rh, Operações, Serviços Gerais e etc) que respondem de forma independente pelas suas finanças, permitindo um controle mais preciso sobre ganhos e gastos de cada área, projeto, filial ou equipe. Por fim, você tem uma visão completa dos números de cada departamento da organização e pode tomar decisões estratégicas com base nos dados financeiros.

Como cadastrar um Centro de Custo?

Primeiramente, acesse o módulo Financeiro menu Cadastros Centros de Custo.

Então, o sistema irá te redirecionar para a listagem com todos os Centros de Custo cadastrados. À direita da tela, você verá um símbolo parecido com esse ✚. Clique em “✚ Novo Centro de Custo”. Abrirá então, uma tela “Adicionar Centro de Custo”. Em seguida, preencha o Nome, Código e Descrição e clique em “Salvar”.

Pronto, seu Centro de Custo estará salvo! Simples, né?
Observação:

Nome – Para adicionar o nome da unidade, departamento ou projeto que o gasto ou recebimento será alocado

Código – O código pode ser um alfanumérico livre

Descrição (opcional) – Para descrever informações sobre o uso do Centro de Uso


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *